sexta-feira, 28 de maio de 2010

Teatro para bebês - Dica para o fim-de-semana

Olá,

Semana passada fomos ao teatro...sim eu e Marina no teatro,na peça o Bebê e o Mar ,que foi desenvolvida especialmente para os bem pequeninos.

Fomos nós, meu afilhado Davi e minha comadre , e minha amiga Dani com Maria Eduarda e seu afilhado com sua mãe,minha xará Pri.

E foi uma delícia!!!Não sei que gostou mais da peça, se nós adultos ou os bebês.Era incrível ver como os pequeninos ficavam com olhar fixo na atriz , e a faixa etária variava entre 04 meses e 02 anos, e todos estavam encantados, ficaram todos quietinhos e concentrados nos movimentos ,nas musiquinhas , bem quase todos , meu afilhado , tadinho, estranhou e ficou com medo , e precisou sair pois engrenou num choro de dar dó,morri de pena.Mas os pequenos são assim ,não tem como adivinhar como eles vão reagir.

Marina se comprotou super bem , ficou hipnotizada , não chorou e quando acabou a peça se esbaldou com a amiguinha Duda no cenário que fica livre para as crianças e pais explorarem e  tirarem fotos.

Gostaria de parabenizar a iniciativa dos criadores da peça, que começou com o espetáculo "O cirquinho de Luiza" e teve como inspiração a filha da atriz da peça,que é um amor de pessoa.

Vejam abaixo a explicação de como surgiu a idéia (somento um trecho ,mas se quiserem ler tudo clica aqui http://ocirquinhodeluisa.blogspot.com/search/label/Teatro%20para%20Beb%C3%AAs)




Esse projeto de Teatro para Bebês é desenvolvido pelos atores e diretores Liliana Rosa e André D'Lucca. A técnica vem da Europa e trata-se de um trabalho pioneiro e único no Brasil, fruto de uma pesquisa com abordagem no sensorial da criança, utilizando-se de cor, som, movimento coreográfico, além de elementos educativos que contribuem para o desenvolvimento do bebê de 6 meses e da criança até 6 anos.

A encenação para bebês surgiu na Europa, nos anos 90, e atualmente é bastante difundida na França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Portugal. “O Cirquinho” inova o estudo Europeu e apresenta características mais inovadoras e mais próximas da realidade da primeira infância desse lado do mediterrâneo.

Mais do que um espetáculo teatral, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte.

"Geralmente bebês na platéia de teatro não são comuns de se ver. E quando estão, certamente é sinônimo de choradeira. Mas não é isso que acontece com o teatro feito exclusivamente para os pequenos de seis meses a seis anos de idade. O tema abordado é nascimento e ciclo da vida, pioneiro no Rio de Janeiro, a idéia do Cirquinho de Luisa é ativar a memória embrionária e ir de encontro à primeira infância indo até as nossas raízes e origens, explicando as etapas da vida por associações, analogias e estimulação dos sentidos.

Para os pequenos é uma porta aberta para que eles comecem a descobrir novas linguagens.

“Mais do que um espetáculo teatral, é um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês e pais um meio de introdução da criança no mundo da arte” afirma Liliana Rosa. A atriz, apesar de já ter desenvolvido este projeto em Portugal e diversos países da Europa, desta vez ela teve uma experiência diferente: a filha Luísa, de 4 meses, que além de inspiração, serviu também de laboratório para a montagem do espetáculo.

 
Com relação a faixa etária cada criança tem seu desenvolvimento ,mas acho que crianças até os 3 anos aproveitam bastante ,mais pela linguagem acredito ser mais atrativo para crianças nessa faixa etária, pois as crianças hoje já nascem elétricas e muito espertas,mas para bebês realmente é maravilhoso e os 30 minutos passam tão rapidinho que fica um sabor de "quero mais.E tudo é feito com muito cuidado , o tablado onde sentamos é limpo e montado na hora , dá para deixar a criança solta sem medo.

Recomendo!!!Então para quem tiver interesse o espetáculo está em cartaz no Teatro Cândido Mendes,  no horário das 15 horas aos sábados e domingos, para mais informações entre no blog , lá também tem filipetas para impressão para descontos na compra do ingresso, o link é esse aqui http://ocirquinhodeluisa.blogspot.com/.

Algumas fotinhos dos nosso momentos no teatro, minha máquina , uma belezura, tira péssimas fotos no escuro sem flash!Quero uma máquina decente....mas isso é outro assunto..rsrsr


Nós duas
Essa parte é muito engraçada!
Uma das cenas da peça
Bruna e meu pequeno chateado da vida.Tadinho!
Marina interagindo com a amiguinha Duda
Marina brincando com um chapeú de peixe!!Na verdade ela queria comer!
Tudo coloca na boca!
Compenetrada assintindo a peça
Olha a cara de quem está muito interessada!!!rsrs

2 comentários:

  1. Não conhecia esse projeto de teatro para os pequenos.Achei bem interessante essa idéia.Acho super importante incentivar as crianças desde de pequenas a curtir peças de teatro e a leitura.

    Amiga,adorei ver a fotinho de Marina toda interessada na peça.Muito fofa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela postagem no meu bloguinho...
    Fui em casa agora a pouco e ela tá toda caidinha... com febre...
    vou sair mais cedo e levar ela no médico.
    da uma dozinha...

    linda sua menina no teatro

    levei soso no cirquinho da luisa e qro levar no bb e o mar tbem!

    passando o niver dela vou levar com certeza

    bjoes

    ResponderExcluir